AULA SOBRE ÂNGULOS

Elaboramos a aula abaixo, cujo tema central é "O Índio e sua cultura" para ser ministrada nos tempos de Estudo Dirigido, segundo orientação da professora Janaína, professora de Humanas  do GEC Princesa Isabel, coordenadora da área de Estudo Dirigido.
Achei o resultado legal e estou replicando!


O índio
Índio gosta da sua vida
Em harmonia com a natureza
Índio gosta...

Índio é o ser ecológico
Que acorda de manhã sem relógio
E vai caçar...
Para o índio não há dificuldade,
Ele é caçador!

Índio já nasce pronto,
Com a lança luta o dia inteiro,
Com o arco e a flecha ele é um guerreiro
 E depois na sua oca vai descansar seu espírito.

Mas a aurora anuncia
Mais um belo dia,
O barulho da selva, da arara e da cutia,
Dá o tom da alegria
Chamando o índio pra caçar

Com seu tacape e boa mira
Ele assopra e acerta o
Curupira, porco do mato, pato, cobra.
E pra oca vai embora,
com sua canoa nas águas a flutuar
Índio,
Protetor da natureza
Não agride a fauna e a flora
Ele é amigo com certeza
Índio
É o dono do Brasil
Antes eram milhões
E hoje poucos mil.

Cuidado homem branco,
Olha o que você faz
Coitada da mãe natureza
Isso ela não quer mais.
                                                               Aluno: Raphael/ 1801

Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida. Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão do trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acúmulo de conhecimento e cultura.
Uma das formas usadas pelos índios para demonstrar os escalões hierárquicos dentro do grupo é a pintura corporal.
Podemos identificar vários aspectos da Geometria Plana nessas pinturas e símbolos.
Na figura abaixo percebemos os seguintes conteúdos:
        1) Classificação de ângulos:
·         ângulos agudos - medidas menores que 90°
·         ângulos retos - medidas iguais a 90°
·         ângulos obtusos - medidas maiores que 90° e menores que 180°
·         ângulos rasos ou meia - volta  - medidas iguais a 180°
2) Ângulos opostos pelo vértice, formados por duas retas que se cruzam e sua medidas são iguais.
3) Ângulos suplementares, ângulos adjacentes que somam 180°.
4) Quadriláteros: ângulo interno, ângulo externo.

Fonte: Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e  Guarani do Espírito Santo

Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni 1
Circe Mary Silva da Silva 2

Exercício
1) Kauê é um guerreiro valente que antes de um ritual de caça pinta seu corpo conforme desenho abaixo. No primeiro estágio da pintura percebemos a formação de ângulos opostos pelo vértice. Qual a medida do ângulo x?


Fonte: Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e  Guarani do Espírito Santo

Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni 1
Circe Mary Silva da Silva 2







2) Nesse outro desenho indígena temos dois ângulos adjacentes suplementares.  Quanto mede o ângulo x?

a) 70°   b) 60°    c) 50°   d) 40°

A figura abaixo, além de representar a beleza do artesanato indígena, contém os seguintes conteúdos geométricos:
·         Retas paralelas cortadas por uma transversal.
Lembrete!
Quando duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, ficam determinados dois vértices com oito ângulos no total. Quatro são agudos e iguais e os outros quatro são obtusos e iguais também. Um agudo soma 180° com um obtuso, ou seja, são suplementares.

·         Noção de volume de sólidos.

4) Nas retas paralelas cortadas pela transversal abaixo, podemos dizer que os ângulos x e y são:
a) complementares
b) semelhantes
c) congruentes
d) suplementares

Outro padrão de confecção que se utiliza da Geometria é o encontrado em tampas de samburás. Suas tiras cruzam-se em três direções formandos hexágonos (polígonos de seis lados) e triângulos regulares, portanto, ângulos de 60°.


Fonte: Geometria em Práticas e Artefatos das etnias Tupinikim e  Guarani do Espírito Santo

Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni 1
Circe Mary Silva da Silva 2


5) Um dos triângulos formados em um samburá ficou torto e Kauê resolveu calcular o valor do ângulo externo desse triângulo. Quanto Kauê encontrou?
Lembrete!
Um ângulo externo e seu ângulo interno adjacente somam 180°, ou seja, são suplementares.


a) 40°  b) 130°   c) 120°   d) 140°