AULA DE POTENCIAÇÃO

Esse trabalho foi realizado pela equipe de exatas do GEC Princesa Isabel, da qual faço parte. Desenvolvemos com o auxílio da EDUCOPÉDIA o assunto Potenciação. Agradeço a participação da Coordenadora Regina Tieppo e dos professores José Calixto, Bruna Rodrigues e Tiago.


POTENCIAÇÃO

OBJETIVOS:
  • Construir e ampliar os significados da potenciação a partir do princípio multiplicativo.
  • Potência com expoente racional;

DEFINIÇÃO:
Assim como podemos expressar e resolver de forma mais simples, uma soma de várias parcelas iguais recorrendo à multiplicação, da mesma forma podemos recorrer à exponenciação para obtermos o produto de vários fatores iguais.
A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência


ATIVIDADES:

    1ª ATIVIDADE (30 MIN):  

            Utilizando bonecos em EVA,  realizar atividades envolvendo princípio multiplicativo e potenciação, combinando as diferentes possibilidades de vestuário.
            Com peças de camisetas, calças e sapatos, trabalhar no primeiro  momento as combinações possíveis.
                         No segundo momento utilizar quantidades de peças iguais e introduzir o conceito de potenciação com sendo um produto de fatores iguais.



  
 2ª ATIVIDADE (30 MIN): Questões
      
  1)      ENIGMA DOS GATINHOS (EDUCOPÉDIA)




2)CONJUNTO HABITACIONAL (EDUCOPÉDIA):



 3) EPIDEMIA (EDUCOPÉDIA): 


3ª ATIVIDADE: MOMENTO DE REFLEXÃO (10 MIN)



Professor(a), nessa atividade pode ser explorado o conceito de potenciação na solução de situações como a apresentada na atividade. Fale a respeito do uso consciente das novas tecnologias, aproveito o tema. Motive seus alunos a utilizar o objeto de aprendizagem e depois, leve-os a solucionar o problema proposto.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
-          Leitura do texto inicial;
-          O que vocês acham da internet? É bom ou ruim? Por que?
-          Como podemos utilizar dessas novas tecnologias de modo consciente?
-          Vamos ver como o uso de potência pode nos ajudar a solucionar questões como essa (clicar no ícone)
-          Agora vamos tentar resolver esse problema?
-          Resposta:
-          Se 1 hora contem 4 x 15 min, então:
-          Nos primeiros 15 min, são 3 pessoas
-          Nos 15 min seguintes, serão 3 x 3 = 9
-          Nos outros 15 min seguintes, serão 9 x 3 = 27
-          Nos últimos 15 min serão: 27 x 3 = 81
-          Ao final de 1 hora serão: 3 + 9 + 27 + 81 = 120 pessoas

    4ª ATIVIDADE (30 MIN): Exercícios de fixação

1)       Calcule as seguintes potências:
a)       =
b)       5 =
c)       4 =
d)       6 =
e)       (-2) 4 =
f)       0 =
g)         (2,43) 0 =
h)         (-0,5) 0 =
i)       17¹ =
j)         (1,45) ¹ =
l)     (-5) ¹ =
m)       3 -1 =
n)       (-3) -2 =
o)       – 4 =
p)      (-0,75) -2 =

  
2)       Neste exercício é importante ir observando os resultados após os cálculos!!! Portanto, resolva:
a)       6 =
b)       (-2) 6 =
c)       5 =
d)       (-2) 5 =
e)       3² =
f)        (-3) ² =
g)       3³ =
h)       (-3)³ =
i)         (-4) -1 =


3)       Para resolver as potências a seguir é preciso fazer cada cálculo passo a passo, evitando assim erros com sinais:
a)       -2 ³ =
b)       -3² =
c)       -4³ =
d)       -5³ =
e)       -5² =
f)        – (-2)³ =
g)       – (-3)² =
h)       – (-5)² =

4)       Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):

Para resolver este exercício é importante conhecer muito bem as propriedades da potência.

(     ) 5 – 6 . 5 6 = 1
(     ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10
(     ) 7³ : 7 5 = 7 -5 . 7³
(     ) 2 5 : 2³ = 1²
(     ) 3³ . 3 5 = 9 8