17 de maio de 2016

UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO ( AMPULHETA - 6ºANO)

Desde o início da humanidade, o homem tenta controlar o tempo. Ao longo da história, várias unidades de medidas foram criadas por civilizações diferentes e muitos foram os instrumentos utilizados na tentativa de "capturar" o tempo. m deles foi a ampulheta . 

Também conhecido por relógio de areia, a sua invenção é atribuída a um monge de Chartres, de nome Luitprand que viveu no século VIII. No entanto as primeiras referências deste tipo de objeto aparecem apenas no século XIV. È formada por dois cones ocos de vidro, unidos pelo gargalo, de modo a deixar passar a areia de um para outro num determinado intervalo de tempo, através de um orifício. Para proteger o conjunto era usada uma armação de madeira ou latão. Mais tarde as ampulhetas foram feitas de uma só peça de vidro com um orifício para passagem da areia.

Visando trabalhar esse conteúdo de forma mais lúdica e atraente, construímos na turma 1601 (6º ano) uma ampulheta de garrafas descartáveis, explicando seu funcionamento e sua história e traçando um paralelo com as unidades de tempo usadas atualmente por nós. O segundo (s) é a unidade fundamental no SI (Sistema Internacional de Unidades). A partir do segundo, temos:

1min = 60 s
1 hora = 60 min = 3600 s
1 dia = 24 h = 24. 3600 s
1 semana = 7 dias = 7.24 . 3600 s
1 ano = 365 dias (ano bissexto tem 366 dias)











Nenhum comentário:

Postar um comentário